“EU ADORARIA PINTAR DO JEITO QUE O PÁSSARO CANTA” – Claude Monet
“A OBSERVAÇAO DE AVES, OU BIRDWATCHING, é uma prática que envolve milhões de pessoas em todo o mundo. Nenhum outro grupo de animal silvestre exerce maior atração sobre as pessoas, para sua simples contemplação. Certamente algumas qualidades notáveis das aves são responsáveis por isto, como sua capacidade de vôo, invejada pelo homem por centenas de anos, seu colorido, muitas vezes impossível de ser retratado numa pintura, já que algumas cores são decorrentes de iridescências devidas à própria estrutura das penas, seu canto, melodioso e agradável ao ouvido humano.” – do website do CEO – Centro de Estudos Ornitológicos.
A Mata Atlântica abriga um número expressivo de espécies de aves no Brasil. Ribeirão Grande, com seus parques e grandes propriedades com áreas preservadas, faz parte do chamado continuum de Paranapiacaba, com uma variedade imensa de espécies, muitas delas endêmicas e até mesmo ameaçadas de extinção. O Paraíso, com seus 1.600 hectares de mata preservada, é uma dessas propriedades que fazendo limite com os parques, ajudam na preservação deste patrimônio da humanidade.
A cada ano, a região recebe legiões de observadores de pássaros e de natureza de todo o mundo e é considerado um dos “hot spots” para estas práticas no Brasil. Esta atividade tão linda traz ao nosso encontro pessoas maravilhosas, que se tornam amigas, como se fossem da família. Sejam hóspedes ou parceiros de trabalho, a natureza une e nos torna melhores.
A seguir algumas imagens feitas por estes grandes amigos e que dão uma amostra do espetáculo de “passarinhar” no Paraíso, na Mata Atlântica, em Ribeirão Grande, no Brasil:
Amaro Luiz Alves
Passarinhando no Paraíso
“Sempre gostei muito da Natureza da Mata Atlântica, mas passarinhar no Paraíso Eco Lodge é algo muito especial. Estive lá nos anos de 2009, 2010 e 2012. Para mim, a observação e a fotografia de aves se completam com a boa dormida e a alimentação de qualidade. No Paraíso achei a perfeita combinação entre o conforto de cidade e a interação intensa com a Natureza.
Considerando que há registros de 396 espécies de aves no município de Ribeirão Grande, onde se localiza o hotel, o limite do sonho dos aficcionados se agiganta diante de tantas possibilidades de avistamento. Comparando os meus 732 registros de aves brasileiras concluí que não tenho fotos de 103 espécies da região. Bom motivo para voltar ao Paraíso.”
Amaro Luiz Alves
(Sanitarista aposentado, autor de duas edições do livro “Aves brasileiras-uma visão fotográfica”.)
Públio Rodrigues & Silvia Maria Botacini
“Passarinhar no Paraíso é estar entre um dos mais belos lugares da natureza em seu estado mais puro, onde os pássaros podem viver em plena liberdade. Sentimos que essas pequenas aves chegam até nós, para nos observar e exibir toda sua beleza.
Talvez seja a paz e a energia especial que o lugar e principalmente as pessoas que nos acompanham transmitem à natureza que torna este lugar tão especial. Realmente um paraíso!”
Silvia Maria Botacini
Para saber mais sobre estes verdadeiros amantes da natureza visite: foconanatureza.com
Wagner & Susana Coppede
“Para os apaixonados pela natureza, esse é o lugar perfeito. Bem pertinho do Parque de Intervales. Eu e meu marido Wagner fomos varias vezes para o Paraiso Eco Lodge. O lugar é simplesmente lindo.
Gostamos muito de fotografar pássaros e no Paraíso Eco Lodge conseguimos fotografar varias espécies. Não poderia ser melhor, a natureza é esplendorosa, com trilhas e estradinhas para fazer excelentes caminhadas e tirar lindas fotos. Tudo muito bem cuidado.
Oh, aquele cheirinho de mato, o canto dos pássaros e a beleza dos lagos… é tudo muito bom !!
Os funcionários sempre atenciosos. O Sr. Benedito, um profundo conhecedor dos pássaros e das plantas, sempre nos dando dicas e nos ajudando nas identificações das aves. Podemos sempre contar com a Bruna, que nos guia nas passarinhadas… Ela é uma gracinha e sempre muito atenciosa. O Manoel, o Jackson e o Alexandre sempre atenciosos e prestativos.
Acordamos muito cedo com aquela nevoazinha subindo entre as montanhas… Que coisa boa. Passamos horas andando e apreciando cada detalhe… Muito lindo. No lago tem uma passarela de madeira magnifica. Passamos ali bons momentos apreciando as carpas coloridas, as montanhas de verde intenso e os passarinhos em verdadeiro balé com seus voos de perfeita leveza. As Arapongas com seu canto estridente no meio da mata, dando uma verdadeira integração com a natureza.”
“Um verdadeiro Paraíso!”
Susana Coppede
Jackson & Bruna Delphino
Jackson & Bruna e sua equipe, além de amantes da natureza são os operadores dos atrativos do Paraíso e na região. Para mais informações sobre observação de pássaros e outros atrativos e atividades acesse: www.paraisoecoparque.com
Lista de espécies avistadas em Ribeirão Grande
Total: 395 espécies Atualizado em: 04/02/2015 09:27:00 Fonte: wikiaves http://www.wikiaves.com.br/especies.php?&t=c&c=3543253