Matéria realizada para o programa Viver Sustentável da Rede Vida

O Paraíso Eco Lodge se orgulha de ser um hotel diferente, por nos sentirmos mais próximos e diretamente responsáveis pelo meio ambiente, bem como por nossos colaboradores, hóspedes e entorno imediato.

 

Na idealização e realização do hotel, o conceito de boas práticas sempre se fez presente. Utilizamos sobras de materiais da indústria de laminação e também materiais locais de forma criativa na construção de cabanas, chalés e bangalôs com imediata redução na emissão de CO², reutilizamos sobras de materiais de construção em todas as nossas instalações, realizamos o tratamento de resíduos, valorizamos e incentivamos o talento local através da transmissão de conhecimento e na contratação de mão de obra.

 

Apoiamos diversos projetos sociais no município e na região e a nossa participação em conselhos de Unidades de Conservação Estaduais e planos de manejo tem permitido o posicionamento do empresário engajado em sustentabilidade junto a estas unidades e trazido visão de mercado sem perder o foco na preservação. Com isso somos reconhecidos internacionalmente como Destino Verde.

Conseguimos manter tudo isto graças aos clientes que nos elegem como destino.

 

Código de ética e conduta Ambiental da Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

Para um desenvolvimento sustentável, a satisfação das necessidades atuais não pode comprometer as necessidades das gerações futuras. Com este ânimo, incorporamos às nossas Normas e Procedimentos o Código de Ética e de Conduta Ambiental da Roteiros de Charme, da qual somos associados desde 2012, aplicável também à toda indústria hoteleira, com as seguintes diretrizes:

– Assegurar o apoio e a participação dos principais sócios e administradores na implementação de práticas ambientais e envolver no programa todos que trabalham ou prestam serviços à empresa, bem como seus familiares.

– Identificar e reduzir os impactos e riscos ambientais, até mesmo no planejamento de novos projetos e construções, visando à preservação do cenário, da fauna e da flora locais.

– Controlar e diminuir o uso de produtos adversos ao meio ambiente, como asbesto, CFCs, pesticidas e materiais tóxicos, corrosivos, infecciosos, explosivos e inflamáveis.

– Respeitar os locais e objetos religiosos e históricos, a população anfitriã, seus valores culturais e suas tradições.

– Conservar energia, eliminando a iluminação supérfula e utlizando, sempre que possível, fontes alternativas, lâmpadas de baixo consumo e equipamentos de controle automático, como temporizadores, sensores e termostatos.

– Evitar o desperdício e reduzir o consumo de água, verificando a existência de vazamentos, coletando e aproveitando, quando possível, a água da chuva, procurando utilizar duchas, válvulas e equipamentos que possibilitam melhor controle e redução de sua necessidade.

– Adotar os três Rs da consciência ambiental: reduzir, reutilizar e recilar. Analisar a demanda de materiais recicláveis e o fluxo dos resíduos sólidos da empresa, identificando os principais componentes do lixo produzido, para fins de estocagem apropriada e reciclagem. Evitar o uso de produtos descartáveis e de recipientes plásticos não recicláveis.

– Eliminar a queima indiscriminada de lixo, pastagens e o desmatamento.

– Impedir qualquer vazamento de esgoto não tratado ou de químicos prejudiciais à saúde, no mar, nas nascentes e nos reservatórios de água. Adicionar bactérias consumidoras de matéria orgânica às fossas tradicionais existentes e prever fossas ecológicas para novos projetos, situados em locais não atendidos pela rede municipal de esgoto.

– Reduzir a poluição sonora e atmosférica, diminuindo a emissão de ruídos e sempre que possível, instalando filtros nos exaustores e substituindo os gases refrigerantes por tipos que não prejudiquem a camada de ozônio.

 

Paraiso Eco Lodge - Ribeirão Grande - SP
Coordenadas: : 24°14’37.84″S – 48°22’53.46″O
Roteiros de Charme