Serra de Paranapiacaba, que em Tupi significa “montanha que detém o mar”, é o nome local dado a uma porção da Serra do Mar, no sudeste do Estado de São Paulo, próximo a fronteira com o Estado do Paraná. Ela se insere entre as bacias hidrográficas do rio Paranapanema ao norte e Ribeira do Iguape ao sul.

O Continuum Ecológico de Paranapiacaba que faz parte do Sítio do Patrimônio Mundial Reservas do Sudeste, compreende os parques estaduais de Petar, Intervales e Carlos Botelho e a Estação Experimental Ecológica de Xituê. Com uma área superior a 500.000 hectares, representa o maior conjunto de Mata Atlântica no Brasil.

Junto a estes parques encontram grandes propriedades particulares que trabalham pela preservação de suas áreas e ajudam a manter e preservar estes grandes parques.

Esta imensidão de mata preservada, possibilita a preservação e sobrevivência de diversas espécies animais e vegetais, permitindo o trânsito de animais de variados portes da base ao topo da cadeia alimentar. Como conseqüência de toda esta engrenagem de preservação, os visitantes de nossa região encontram condições perfeitas para observação da natureza.

Paraiso Eco Lodge - Ribeirão Grande - SP
Coordenadas: : 24°14’37.84″S – 48°22’53.46″O
Roteiros de Charme
Tripadvisor