O Paraíso Eco Lodge está localizado na Serra de Paranapiacaba, que faz farte do Complexo Cristalino que ocorre ao longo da costa brasileira desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, cujo embasamento é formado por rochas ígneas, principalmente o granito, e metamórficas, predominando o gnaisse, além de migmatitos, xistos, filitos, quartzitos, mármores, e calcário, com rochas de 450 milhões de anos a 3 bilhões de anos. As escarpas presentes na Serra de Paranapiacaba são formadas por granitos e as cristas são sustentadas por quartzitos e calcários.

É na região do Vale do Ribeira que está localizada a Província Espeleológica mais conhecida no Brasil cujo Parque Intervales que é vizinho ao Paraíso Eco Lodge está inserido na porção mais alta deste vale, na parte inferior está o PETAR. As rochas que formam as cavernas pertencem ao Grupo Açungui (Complexo Pilar), e possuem cerca de 1,0 a 1,5 bilhão de anos.

As cavernas existentes na região se desenvolvem a partir da dissolução do calcário, que é formado principalmente pelos minerais calcita e aragonita. Quando a composição da rocha possui mais magnésio, por causa do mineral dolomita, o nome da rocha passa a ser calcário dolomítico.

As condições para a formação de um sistema de cavernas (sistema cárstico) são que a rocha seja solúvel e possua fraturas que o relevo seja acidentado e, que haja grande disponibilidade de água. Possuindo esses requisitos, além da formação de cavernas, várias formas e ornamentações podem ser geradas, como os espeleotemas, que são precipitações de minerais a partir da solução água + CaCO3 (rocha dissolvida).

A equipe do Paraíso Eco Parque está preparada para guiar nas cavernas de nossa propriedade e da região. www.paraisoecoparque.com.


Paraiso Eco Lodge - Ribeirão Grande - SP
Coordenadas: : 24°14’37.84″S – 48°22’53.46″O
Roteiros de Charme
Tripadvisor